IV Passeio Natal 23-12-2012

Google

Volta a Portugal 2011 Etapa 8 continuação


André Cardoso venceu uma das etapas mais difíceis dos 84 anos de historial da Volta a Portugal em Bicicleta.
Após 182,8 quilómetros e percorridos os locais mais emblemáticos, e de difícil escalada, na Serra da Estrela, a armada algarvia do Tavira / Prio além de vencer a etapa ainda reforçou a Camisola Amarela Jogos Santa Casa de Ricardo Mestre, terceiro classificado na Torre a apenas 3 segundos do companheiro de equipa.
Com os resultados deste sábado, a formação comandada por Vidal Fitas passou a ter dois homens na frente da corrida porque André Cardoso chegou à vice liderança e o mais difícil agora é…perder a 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa. Cardoso está a 1 minuto e 31 enquanto o terceiro classificado passou a ser Rui Sousa (Barbot /Efapel) a 2 dois minutos e 24.

A passagem pelo centro da Covilhã e a escalada às Penhas da Saúde e Penhas Douradas proporcionaram momentos de ciclismo ao mais alto nível em que a subida final ao ponto mais alto de Portugal Continental feita a partir de Seia foi o epilogo de uma etapa emocionante. Nos quilómetros finais, os algarvios, sempre em maior número, resguardaram ao máximo o líder Ricardo Mestre, tratando Nélson Vitorino de fazer o trabalho mais esforçado que permitiu anular fugas e deixar pelo caminho todos os homens que aspiravam ao triunfo, nomeadamente Hernâni Broco (LA / Antarte) e João Cabreira (Onda/ Boavista). Rui Sousa foi o único adversário que resistiu até ao fim e terminou com o tempo do vencedor mas ganhando apenas três segundos a Ricardo Mestre que ficou ainda mais primeiro após esta tirada que em nada ficou a dever a outras provas internacionais em dificuldade. Agora faltam apenas dois dias de prova e outras tantas etapas para chegar à consagração em Lisboa.

Regresso à Sertã 35 anos depois

A Covilhã, regressou este ano ao mapa da Volta a Portugal Jogos Santa Casa. Depois da passagem do pelotão em direcção à Torre, este domingo a “cidade neve” assiste à partida da nona e penúltima etapa. Da encosta da Serra da Estrela, a caravana segue para o centro de Portugal e após 182,3 Km a meta estará instalada na vila da Sertã que há 35 anos não recebe uma chegada da grande competição. À semelhança do que já aconteceu este sábado, a etapa será antecipada 15 minutos, uma decisão tomada devido à média baixa que o pelotão tem feito nos últimos dias e que tem condicionado os horários da transmissão televisiva da RTP.

Após a etapa, o Município a Sertã irá prestar homenagem ao antigo ciclista Marco Chagas que alcançou naquela vila a primeira vitória numa etapa da Volta. Nesta homenagem será descerrada uma placa evocativa da efeméride junto ao local onde venceu Marco Chagas.
(Fonte: FreeBike)

Sem comentários:

Enviar um comentário