IV Passeio Natal 23-12-2012

Google

Volta a Portugal 2011 Etapa 9

O norte-americano Jacob Rathe venceu na Sertã a nona e penúltima etapa da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa. O corredor da Chipotle Development Team integrou um grupo de 18 unidades que se isolou pouco depois da partida da Covilhã.
Ao longo da etapa com 182,3km, o grupo dos fugitivos foi perdendo unidades e na chegada à Sertã, que desde 1976 não recebia um final de etapa de Volta, só dez corredores discutiram a vitória na etapa. Jacob Rathe de 20 anos, natural do estado do Oregon e profissional de primeiro ano foi o mais forte na linha de meta. “Correu muito bem. A fuga foi relativamente fácil, não tive dificuldade em entrar mas tive de ser cauteloso no final e guardar forças para a discussão ao sprint”, declarou o norte-americano que ao vencer em Portugal consegue a segunda vitória do ano, a primeira na Europa.

Na classificação geral não houve alterações e Ricardo Mestre (Tavira/Prio) manteve a Camisola Amarela Jogos Santa Casa. O corredor algarvio do Tavira/Prio chegou integrado no pelotão perdendo apenas 31 segundos para o grupo dos dez primeiros do dia, onde não estava nenhum adversário que colocassem em risco o símbolo da liderança. A um dia do fim da competição, Ricardo Mestre tem 1 minuto e 31 segundos de vantagem sobre o companheiro de formação, André Cardoso e no terceiro lugar está Rui Sousa (Barbot/Efapel) a 2 minutos e 24 segundos.

O dia da vitória norte-americana começou na Covilhã, a “Cidade Neve” regressou, nesta edição, ao mapa da prova com a partida para a penúltima tirada, depois da passagem da caravana na “etapa rainha”. Superados, que estavam, os dias mais decisivos da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa, a chegada à Sertã era considerada como uma das últimas oportunidades para quem ainda não tinha conseguido brilhar.

A tirada ficou marcada por uma fuga de 18 corredores. O grupo da frente foi perdendo elementos, à medida que os quilómetros se iam acumulando nas pernas, e ficou reduzido a dez unidades. O prémio de montanha de terceira categoria em Quintã, a cerca de 15km da meta, fraccionou o pelotão que não conseguiu anular a fuga. A discussão do triunfo na Sertã ficou reserva aos dez fugitivos, com Jacob Rathe a impor-se a Diego Milan (Caja Rural) e a Davide Riccibitti (Farnese Vini/Neri).

Dia de consagração dos vencedores!

Para se encontrar definitivamente o vencedor da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa falta realizar-se apenas a décima etapa. Esta segunda-feira de feriado nacional, o pelotão vai partir de Sintra e rolar em direcção ao centro da capital portuguesa. Lisboa será novamente palco do final da Volta. Acredita-se que a última etapa seja de consagração mas na meta, junto ao Marquês de Pombal, os sprinters vão querer despedir-se em grande.

Sem comentários:

Enviar um comentário