IV Passeio Natal 23-12-2012

Google

BTT, o que é em suma

BTT?
Que é isso?
Bicicleta de Todo o Terreno, B.T.T., Bicicleta de Montanha ou Mountain Biking são várias denominações para o mesmo desporto, que nos tempos de hoje despertou o interesse de miúdos e graúdos.

Não há unanimidade a respeito da origem deste movimento.

Para muitos a febre do Mountain Biking deve-se a um grupo de rapazes americanos que desciam por brincadeira as montanhas californianas, em meados dos anos setenta, com bicicletas que eles mesmo fabricavam.

Por analogia não haverá entre os leitores algumas recordações dos tempos de criança, em que pegavam nas bicicletas, a que muitos chamavam de "pasteleiras", passando bons momentos de brincadeira por entre campos de todo o tipo de terreno e até praias?

Será que foram só os americanos que descobriram o "Mountain Biking"?

Entre nós o B.T.T. despertou as pessoas para a prática duma vida saudável, em contacto com a natureza sem a danificar e de fomentar entre os "betetistas" um espírito de boa disposição, camaradagem e divertimento.

Da manutenção e lazer que este desporto proporciona, para aparecer a competição foi um passo fácil de dar.

Provas mundialmente famosas como a Taça Grundig, o Campeonato do Mundo, e as diversas competições realizadas nos países como a volta à Suíça, a volta a França, o prémio "Coronas" em Espanha e a própria Taça de Portugal são um exemplo.

O interesse já é tão grande, levando grandes marcas comerciais a apostar forte nesta modalidade, tendo já algumas variantes como o Cross Country (prova em circuito fechado), Down Hill (descida), Up Hill (subida). Dual Slalom (descida com obstáculos para contornar) e Orientação.

LEIS DE MURPHY DO CICLISTA TODO O TERRENO

- Falta sempre mais do que aquilo que se pensa.

- O fim da subida não está depois da próxima curva.

- A água e a comida nunca duram o suficiente.

- Em casa, nenhuma barra energética sabe bem. Na serra, nenhuma barra energética sabe mal.

- As pedras e os buracos estão sempre no nosso lado do caminho. Os outros estão sempre no lado oposto para se poderem atravessar à nossa frente.

- A probabilidade de um jipe estar a entupir o caminho depois de uma curva cega aumenta proporcionalmente em relação à velocidade média da descida imediatamente anterior à curva.

- As pedras são atraídas para as rodas dianteiras. As rodas dianteiras são atraídas para os buracos.

- Os insectos voadores apontam sempre para os olhos ou boca, e atacam nas descidas.

- Estamos sempre em melhor forma do que julgamos, a não ser que estejamos em pior forma do que julgamos.

- As nossas últimas forças esgotam-se sempre no exacto momento em que aparece um puto esperto com uma bicicleta cara ou numa subida que não estava lá no fim de semana anterior.

HISTÓRIA DA B.T.T.

As primeiras Mountain Bike nasceram nos Estados Unidos em 1977, tendo chegado a Portugal no final dos anos '80.

Actualmente, as bicicletas de montanha (também conhecidas entre nós por bicicletas de todo o terreno - BTT) já fazem parte do quotidiano de vários estratos etários.

Além de ser mais cómoda e versátil que uma bicicleta normal de estrada, com guiador mais alto e estrutura resistente, a BTT permite um treino físico mais completo.

"Quando se conduz uma bicicleta de estrada trabalham-se sobretudo as pernas, enquanto que as BTT exigem um trabalho constante da parte superior do corpo no sentido de ultrapassar os obstáculos", afirma Piero Poli, traumatologista e médico desportivo que foi medalha de ouro de Remo nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1998.

Mas as BTT não são obrigatoriamente sinónimo de fadiga.

Uma das razões do sucesso das BTT é a sua versatilidade.

Muitos ciclistas de estrada, inclusive, converteram-se ao BTT.

"Pedalar na Natureza parece mais um jogo do que um exercício físico, ainda que o esforço seja considerável", afirma Ricardo Taroni, organizador do Pro Trek Rampitour de Itália, um circuito de cinco provas pelos Alpes e que todos os anos reúne mais de 12 mil aficionados.

Por outro lado, proporciona uma postura mais direita, sobrecarrega menos as costas e permite apreciar a paisagem.

Além da comodidade e eficácia como exercício físico, a característica mais atraente da bicicleta de montanha é, como já foi dito, a sua polivalência.

Por exemplo, trocando os pneus, rapidamente se transforma numa robusta e cómoda bicicleta de cidade, que lhe permitirá circular em vias e subir passeios sem estragos.

E, se o que lhe interessa é a velocidade, com uns aros mais leves e estreitos e com pneus de ciclismo, as prestações não ficarão muito atrás de uma bicicleta de estrada/ciclismo.

"A bicicleta de montanha pode utilizar-se em muitas ocasiões, enquanto que as de estrada... não são mais que bicicletas de estrada", comenta Piero Poli.

Por isso, se quer utilizar a bicicleta com que vive as suas aventuras para ir para o trabalho e para ficar rapidamente em forma, a BTT é a resposta.

Aqui terá um guia prático para começar:

NORMAS DE COMPORTAMENTO DO BETETISTA PARA QUANDO CIRCULA EM GRUPO:

Seguir sempre as instruções do líder do grupo

Manter a coesão do grupo

Circule em fila indiana, evitando ultrapassagens desnecessárias que podem provocar acidentes

Respeite a Natureza, não deixando marcas da sua passagem. Não deite lixo para o chão, não incomode a fauna local, nem ande por zonas em que não haja trilhos.

Cumprimente quem passa por si. É importante não esquecer que nem sempre circularmos em zonas publicas, e que deve ser sempre educado e ter uma postura afável para com os habitantes locais.

Manter sempre uma distância de segurança em relação ao betetista da frente. Durante descidas essa distância deve ser maior afim de evitar acidentes.

Ter o cuidado de não perder de vista o betetista que segue a sua frente, tendo também atenção ao que segue atrás de si. Deste modo a coesão do grupo não é quebrada.

Durante os passeios, não fique dependente de outros: leve sempre um kit de ferramentas e uma ou duas câmaras de ar suplentes e água suficiente.

SE VAIS EXPLORAR UMA ZONA NOVA PARA TI,
ANTES DEVES SABER E FAZER O SEGUINTE:

* Saber as previsões meteorológicas

* Itinerários possíveis (zonas naturais de acesso vedado ou restringido)

* Fazer uma revisão à bicla antes de saíres

* Levar sempre bastante água um kit de ferramentas que te permita resolver alguma avaria que te possa acontecer

* Levar sempre roupa adequada, e principalmente não te esqueceres do capacete

* Respeitar a natureza e os animais

* Ser educado e cumprimentar os habitantes locais

* Se tiveres de abrir cancelas, volta a deixa-las como estavam e evita sair dos caminhos

* Atrás de ti deixa só a marca dos teus pneus: não deites lixo para o chão, nem destruas a natureza

* Aprende a conhecer as tuas limitações, e não vás para além delas...

CÓDIGO DE HONRA DO BTT

1 - Ceder a passagem a outros transeuntes não motorizados.

2 - Abrandar à proximidade de pedestres, ultrapassá-los com precaução, após os haver prevenido.

3 - Controlar a velocidade nas passagens sem visibilidade.

4 - Circular nos trilhos para evitar destruir a vegetação sobretudo em Parques e Zona Protegidas e evitar passar sobre terrenos cultivados.

5 - Passar longe de animais selvagens e domésticos, evitando enervá-los.

6 - Nunca deitar lixo no chão. Conservá-lo até ao próximo caixote de lixo. Chamar a atenção a quem não proceda desse modo..

7 - Respeitar a propriedade privada e pública.

8 - Aprender a rolar em autonomia total. Prepara o teu itinerário, leva sempre bastante água e algo que se coma e aprende a efectuar reparações na tua BTT.

9 - Nunca saias sozinho para uma incursão em terreno desconhecido. Deixa informações acerca do teu itinerário aos que ficam.

10 - Saber estar, em todas as ocasiões, de forma discreta e amável.

11 - Usar o capacete a fim de te proteger, em todas as circunstâncias.

Sem comentários:

Enviar um comentário