IV Passeio Natal 23-12-2012

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capítulo 10. vestuário

Óculos, até mais importante do que a própria roupa

Nunca, jamais compre um óculos falsificado - acredite, é a pior burrice que se pode fazer. O olho é um órgão que não aceita desaforo e não tem "conserto".

óculos tem a função de proteger os olhos e área periférica

óculos não deve ser pensado somente como moda

dê preferência para lentes de alta resistência a impactos ( plástico policarbonato)

dê preferência armação de alta resistência a impactos

com certeza absoluta: óculos sem áreas cortantes

Boné ou chapéu:

com boa área de cobertura e sombreamento da cabeça

que seja bem ventilado

os melhores vêm com uma tira para absorver o suor da testa

que prenda bem à cabeça e não voe à toa

se for fácil de dobrar, será mais fácil de guardar

tecidos técnicos respiram melhor e secam mais rápido

a grande vantagem do chapéu é que ele cobre orelhas e pescoço

Luva:

que se ajuste perfeitamente à mão

presa por velcro no pulso

acolchoada na palma

feita em tecido técnico para melhor respirar

em couro nas áreas de contato com o guidão e manete de freio

as melhores têm um pequeno atoalhado para secar o rosto

Capacete:

capacete que protege de fato custa mais caro

capacete barato é inútil

os melhores tem diversos tamanhos e múltiplos ajustes

o ideal não se mexe na cabeça depois de ajustado

as tiras e a presilha não podem cortar ou incomodar o rosto

deve ter suporte na nuca para melhor firmeza

quanto mais buracos de ventilação, melhor

de preferência, com material refletivo - pelo menos na nuca

é melhor um modelo com viseira

                                              
               

o que usar e não usar
               
                              

Ciclista precisa ser visto pelos motoristas e motociclistas, portanto não use roupas de cores escuras, opacas, e estampa que pareça camuflagem de asfalto e cimento.

Usar:

cores vivas e alegres

tecidos que não amassem ou amassem pouco

roupas íntimas com acolchoado especial para ciclista

bermuda ou calça com bolso atrás

presilha de calça refletiva

camisa de botão: possível desabotoar enquanto pedala

camisa pólo ou camiseta em tecido técnico

camisas, pólo e camisetas que tenham as costas mais compridas

roupa feita em tecido técnico

luva acolchoada

bermuda de ciclista, que não é bonita, mas cômoda

camisa de ciclista com bolso atrás

chapéu ou boné ventilado

sandália com tira de tornozelo ou tênis aberto

se for obrigado a usar sapato, que a sola não seja escorregadia

Não usar

bolso da frente na calça ou bermuda para grandes volumes

bolso da frente de qualquer camisa ou camiseta

qualquer costura no local de apoio dos ísquios com o selim

calça ou bermuda apertada na cintura, ou demasiadamente folgada no corpo

cinto muito largo

calça de boca larga

roupa íntima que enrugue ao sentar-se

roupa íntima em tecido que não absorva suor

camisa, pólo e camiseta curta na área da cintura

prender o casaco desenrolado na cintura

roupas em tecido sintético ou plástico com pouca respiração

meias muito grossas

sapatos ou tênis apertados

                              
               

o clima
               
                              

Seu corpo, o clima e a roupa

Calor

tecidos técnicos

camisa, pólo e camiseta larga

Frio

lembre-se que pedalando esquenta

uma coisa é a temperatura, outra a sensação térmica

vento faz muita diferença

a roupa de baixo nunca pode ficar ensopada de suor!

                              
               

pedalar para o trabalho ou lazer social
               
                              

pedalar com bastante calma para não suar muito

parar uns metros antes de onde tem que ir e esperar o corpo secar

trocar de roupa ao chegar no destino

levar toalha

usar tecidos leves

deixar a camisa aberta durante o trajeto

Roupa íntima:

muito importante: o tecido não deve acumular suor

evitar costuras que fiquem entre os ísquios e o selim

sempre com costuras e dobras finas

calcinha: evitar as completamente rendados

sutiã: de suporte, para evitar movimentos bruscos dos seios

Tênis:

em locais quentes, tecido que respire bem

evitar solado excessivamente mole

de preferência solado pouco flexível

solado que não escorregue no pedal

solado com desenho que não force seu pé a sair do eixo

evitar pedalar com os cadarços soltos

ponta do tênis que não seja fácil de descolar

Suéter:

dê preferência com pontos abertos para melhor respirar

para prender na cintura e evitar que ele entre na roda faça como os italianos: faça a primeira dobra na linha da cava do casaco; e dobre mais duas vezes. Prenda na cintura com um nó não muito apertado.

Corta vento:

impermeável

com respiros, principalmente na área das axilas

volume bem pequeno quando dobrado

com capuz

Abrigo:

em tecido técnico impermeável e que respire

modelos com tecido técnico externo e uma segunda camada interna de tecido são as melhores porque ajudam a manter a temperatura e o suor mais controlado

dê preferência a um modelo um pouco folgado no seu corpo

com ziper

fácil de dobrar

mais de uma opção de ajuste no pulso

Bandana:

sem a menor dúvida, em tecido que absorva bem e retenha o suor

                              
               

acessórios
               
                              

Presilha de calça comprida:

elástico, metálico, velcrom, outros

refletiva

como última opção, prenda a calça na meia

Pochete:

veja o que é indispensável carregar e só então escolha o modelo apropriado para seu uso

impermeável

ziper de qualidade

espaço separado para documento e dinheiro

com detalhe refletivo

uma boa opção é ter tecido de absorção de suor

Mochila:

há modelos específicos de mochila para ciclistas com estrutura plástica na área de apoio das costas que diminuem muito o suor

com bom material refletivo

com ou sem presilha de barriga e peito

com o número de bolsos separados para atender suas necessidades

bolso externo para carregar corrente e cadeado

tecido impermeável

uma boa opção é ter tecido de absorção de suor com acolchoado nas alças dos braços e apoio das costas

Alforje:

A primeira questão quando se opta por alforjes é o bagageiro, dianteiro ou traseiro, que deve agüentar a carga (peso) máxima estabelecida para o alforje e mais um pouco.

o fabricante deve dar especificações técnicas sobre a carga máxima e resistência do tecido

impermeável, sem dúvida nenhuma

com material refletivo

deve adaptar-se e prender perfeitamente bem ao bagageiro escolhido

vários bolsos externos

quando completamente cheio deve deixar boa distância para o calcanhar.

não pode dobrar e tocar a raiação - o que pode ser um problema tanto do projeto do alforje como do bagageiro

os melhores têm opção de transformar-se instantaneamente em malas ou mochilas

alforjes dianteiros, que ficam apoiados no garfo, são uma boa opção quando o peso e/ou volume de carga na bicicleta é grande, pois possibilitam a distribuição mais equilibrada dos pesos, tornando mais fácil a condução da bicicleta.

Usando a mochila ou alforje:

dobre a roupa com a mesma largura da mochila ou alforje

ou aprenda a enrolar as roupas, como fazem os japoneses

acomode a roupa sempre dentro de saco plástico

na bicicleta:

pára-lamas longos o suficiente para não respingar

bom bagageiro

protetor de corrente integral, se possível

rede protetora de saia na roda traseira (muito chique!)

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