IV Passeio Natal 23-12-2012

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capítulo 13. cicloturismo


    Cicloturismo é a melhor e mais tranqüila face de todas as opções oferecidas pela bicicleta. Pode ser um curto pedalar pela estradinha calma que liga o campo à cidade, ou uma longa e difícil viagem detalhadamente planejada, sempre representa um prazer especial.

O ciclista se encontra com cores, formas, cheiros, sons, natureza, detalhes e mais detalhes da paisagem. A bicicleta permite que o ambiente seja vivenciado. Já, na velocidade de qualquer veículo motorizado tudo vai passando, ficando para trás.

Não é necessário ser um ciclista experiente para fazer cicloturismo. Qualquer um pode fazê-lo. Basta ir com calma, respeitar os próprios limites, beber água e alimentar-se na hora certa e assim vencer pouco a pouco a distância.

No cicloturismo há sempre uma sensação de aventura, retorno à infância, mistura de liberdade e molecagem sadia. É um escapar da mesmice. Bicicletas são simples e revelam que a vida pode ser muito simples. Permitem uma viagem relativamente rápida e ainda assim relaxada; e a um preço muito, muito baixo.

E os problemas? Cansou? Quer voltar? Pegue uma carona ou enfia a bicicleta num ônibus. Quebrou a bicicleta? É fácil encontrar quem conserte bicicletas. Onde você vai dormir não tem garagem? Enfia a bicicleta dentro do quarto.

Há regras e limites, como para tudo. No cicloturismo é respeitar Leis de trânsito e meio ambiente, além e principalmente, respeitar as regras do bom senso e da boa convivência. Enfim, no cicloturismo até os problemas são simples de resolver.
Escolha a sua forma de cicloturismo e divirta-se.

A melhor viagem que fiz na vida foi quando saí de casa para uma simples pedalada, com a única idéia de diminuir as tensões, e acabei voltando quatro dias depois.
Bem distante de casa, tive o cuidado de avisar o meu pessoal e pronto. Estava vestido com roupa de ciclismo, óculos e capacete. Portava a carteira e o cartão.
Era só eu e minha bicicleta de estrada, mais água, uma câmara reserva, três espátulas e a bomba de pneu; e só.
Encontrei local simples e simpático para dormir. Comprei shorts e camiseta bem baratos, e lavei a roupa de ciclismo à noite. Durante o dia saía para pedalar nos arredores. Parava para almoçar prato feito.

Simples e maravilhosos dias!

                                              
               

antes de mais nada
               
                              

Pedalar com segurança numa estrada:

pedalar em estrada é mais seguro que pedalar na cidade

pedalar em estrada só é perigoso para quem é irresponsável

evite estradas de grande movimento

pedale sempre no acostamento e na mão de direção da pista.

acidentes envolvendo ciclistas na contra-mão costumam ser fatais

a quase totalidade dos acidentes ocorre com o ciclista cruzando a estrada

é raro o ciclista sofrer acidente quando ele está pedalando no acostamento, a não ser em estradas muito saturadas.

lembre-se sempre que a diferença de velocidade entre o ciclista e os outros veículos é grande, mesmo em acessos ou saídas

cruze os acessos e saídas da estrada pelo caminho mais curto. Não fique no meio da pista.

no caso da falta de acostamento, pedale próximo a faixa branca da direita

boa parte dos acidentes acontecem ao nascer ou pôr do sol.

mantenha distância adequada do outro ciclista, principalmente nas descidas

sinalize suas intenções

são raros os assaltos à ciclistas em estradas

Polícia Rodoviária é cordial e prestativa. Caso necessário, peça ajuda

Absolutamente indispensável

água, água, água!

cartão de débito ou de crédito

documento pessoal (cópia autenticada)

                              
               

preparos para uma viagem
               
                              

Geral

qualidade do piso: asfalto, terra, cascalho...

topografia

ventos

condições climáticas

paradas de descanso

paradas para dormir

paradas para a alimentação

possíveis oficinas / bicicletarias

polícia / hospitais

outros

Planejamento - cronograma de atividades pré partida

definir local

tempo total de duração

pesquisar mapa

conversar com seu médico mesmo que esteja bem: peça dicas

de onde para onde, pensando em evitar as estradas mais movimentadas

primeiros dias devem ser mais tranqüilos para o corpo se acostumar

cuidado com a topografia e os ventos

distância total/dia, distância total/parada

fazer estimativa de tempos

opções e variáveis

Listar o necessário

segurança

seguro saúde, medicamentos necessários, outros

higiene pessoal

tipo de bagagem / equipamento

quantidade de bagagem

bicicleta necessária

revisão completa na bicicleta

revisão completa em todo o material de viagem

separar e deixar as roupas em perfeitas condições

Teste preliminar à viagem

repassar passo a passo a organização do necessário

dobrar corretamente as roupas

guardar tudo

chegar à forma mais segura de amarrar / prender tudo

montar acessórios e equipamentos na bicicleta

distribuir pesos na bicicleta

testar a bicicleta em condições de viajem

desmontar tudo, verificando cada item

controlar peso total da bicicleta e bagagem

aliviar peso

repassar lista

deixar cópia de planejamento com alguém em casa

Para qualquer viagem

água, água, água!

capacete que vista perfeitamente e seja bem ventilado; nunca qualquer um

óculos de proteção

bermuda e camisa de ciclismo

chapéu ou boné

corta vento / capa de chuva

telefone celular

protetor solar

papel higiênico

creme hidratente ou vaselina para as nádegas

Boas opções para uma viagem longa

dê preferência por roupas que secam rápido e não amassam

dê preferência por tecidos técnicos: não retém suor e mantém a temperatura do corpo estável

pequena lanterna

plástico grosso de alta resistência (para forrar o chão, para se cobrir ou para embalar algo)

cobertor / cobertor tecido técnico - pouco espaço e muito leve

colchonete isolante térmico inflável, mesmo para dormir em hotel

Preparo básico: cronograma de treinamento

pedalar mais vezes durante a semana

sempre começar qualquer pedalada devagar

aumentar gradualmente quilometragem semanal de pedal: nunca mais de 10%

acostumar-se a beber água sempre

aumentar gradualmente a carga de alongamento

dividir a semana em dias de pedal e dias de descanso

não pedalar sempre no mesmo local e da mesma forma: diversificar

não fazer treinos pesados em dias consecutivos

descansar um dia após um treino cansativo

dar um tempo para seu corpo se adaptar ao esforço

nunca levar o corpo a uma situação limite

tomar cuidado especial com a alimentação e o sono

está muito agitado ou muito cansado? Treinou demais. Pare uns dias

Bagagem

as pessoas normalmente levam mais que do necessitam

lista prévia

separe, limpe, dê manutenção em todo necessário

quanto menos, melhor

menos ainda, muito melhor!

não esqueceu nada?

Organizar a bagagem

(separar tudo em cima de sua cama)
por categorias: roupa, tênis, material de higiene, medicamentos, ferramentas...

por local ou momento de uso

por necessidades

por prioridade

Organizar bolsas ou alforjes

descobrir melhor forma de dobrar as roupas e outros em relação ao espaço da bolsa

repetir / treinar melhor forma de dobrar e acomodar na bolsa

de preferência embalar cada conjunto em saco plástico próprio

o que será usado só uma vez ao dia deve ficar no fundo

o que eventualmente será usado, no meio

os mais usados ficam mais à mão

procurar a posição de cada coisa que ocupe menos espaço

estabelecer ordem para saber onde está cada coisa

distribuir peso por igual nas duas bolsas (para melhor equilíbrio da bicicleta)

sempre guardar na mesma ordem

de preferência, tudo acomodado num saco plástico resistente do tamanho da bolsa

A bicicleta - as mais apropriadas

touring bike: velozes, estáveis, confortáveis, completas, mágicas, caras, ideais para estradas asfaltadas (conforme o modelo, para estradas bem asfaltadas), mas enfrentam bem estradas de terra

híbridas: possibilidade de suspensão, confortáveis, relativamente velozes, posição do ciclista mais em pé, normalmente o quadro é projetado para receber bagageiros, pára-lama e gerador, opção de bicicletas completas; inúmeras opções de geometria / uso (cuidado), possibilidade de encontrar meio termo entre touring bike e mountain bike, normalmente mais baratas que uma touring bike.

mountain bike: para qualquer condição, relativamente lenta no asfalto, estável em todas condições, muitos modelos vem sem pontos de fixação para equipamentos

Equipamentos

bagageiro traseiro (mínimo necessário)

bagageiro dianteiro (melhora equilíbrio da bicicleta)

corda elástica de boa qualidade / rede elástica

pára-lamas (longos)

gerador, farol e lanterna

bomba

kit completo de remendo para câmaras e pneus

câmaras de ar de reserva

ferramentas

sacos plásticos de vários tamanhos

fósforos

canivete completo

corda elástica

Outros necessários

protetor solar

primeiros socorros - medicamentos básicos

capa de chuva

camisinhas para uso próprio e mecânico (sim! uso mecânico!)

talheres

prato / panela

Montar a bagagem na bicicleta

distribuição equilibrada de pesos

manter bagagens e cordas elásticas longe de áreas cortantes

amarrar com firmeza para que nada se mexa

checar se as bagagens não travam ou tocam em partes móveis da bicicleta

nada pode encobrir refletores, farol ou lanterna

guardar boa distância para os tornozelos

testar

Antes da viagem - MUITO IMPORTANTE

pedalar boa distância para acostumar-se à bicicleta pesada

soltar e prender a bagagem

checar equipamentos e outros

pedalar de novo para última checagem

Saindo para a estrada

beba água antes de ficar com sede

faça que os primeiros dias sejam fáceis, tranqüilos

aumente a carga de pedalada gradativamente

pergunte-se sempre: para que a pressa?

tenha certeza de beber água potável

coma com disciplina

muita fruta

banana faz milagres contra cãibras

coma na sombra

descanse um pouco depois de comer

evite comidas pouco digestivas ou "perigosas"

parando para comer, volte ao ritmo normal de pedalar aos poucos

evite parar antes de uma subida forte, ou de uma serra

não tenha vergonha de descer da bicicleta e empurrá-la

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