António Carvalho conquista excelente terceiro lugar.
O jovem António Carvalho (Selecção Nacional/Liberty Seguros), 21 anos, bateu a maior parte dos sprinters presentes na Volta a Portugal e foi o terceiro classificado na primeira etapa, apenas atrás do vencedor, Sérgio Ribeiro (Barbot-Efapel), e do segundo classificado, Francesco Gavazzi (Lampre-ISD).
A ligação de 187,7 quilómetros entre a Trofa e Oliveira do Bairro ficou marcada pela fuga de três corredores estrangeiros, Davide Ricci Biti (Farnese Vini/Neri), Thomas Vaubourzeix (La Pomme Marseille) e Fabricio Ferrari (Caja Rural), cuja vantagem ultrapassou os sete minutos, sensivelmente a meio da viagem.
O pelotão, onde estiveram sempre bem colocados os elementos da Selecção Nacional/Liberty Seguros, soube reagir a tempo de proporcionar uma chegada ao sprint. Os homens da Barbot-Efapel lançaram Sérgio Ribeiro e os corredores da Lampre-ISD ajudaran Gavazzi. Vindo de trás, António Carvalho fez um excelente sprint em progressão e chegou ao terceiro lugar na tirada.
“A parte final era muito técnica. O António Carvalho seguia na roda do Bruno Saraiva, que tinha a responsabilidade de o lançar. Só que perdeu a roda do lançador na fase mais técnica. O Saraiva ainda tentou sprintar mas acabou por ser o António Carvalho a conseguir chegar mais adiante. Se não tinha perdido a roda do lançador talvez ainda conseguisse melhor do que o terceiro posto”, afirma o seleccionador nacional, José Poeira.
O técnico está satisfeito com a prestação dos seus comandados na primeira etapa em linha. “Não embarcámos em aventuras. Os nossos corredores mantiveram-se bem colocados no pelotão, cada um consciente das suas tarefas. Quando se aproximou o final da etapa, preparámos o sprint como o faria qualquer equipa profissional, levando o mais à frente possível os ciclistas mais rápidos”, explica Poeira, adiantando que a postura será a mesma nas próximas etapas.
“Quando se aproximarem chegadas ao sprint, tentaremos discuti-las. Quando forem tiradas de montanha teremos os nossos elementos para a geral bem colocados, com indicações para tentarem seguir com os melhores. A ideia é procurar discutir cada etapa, em qualquer terreno, tendo, no entanto, a consciência de que a nossa equipa é muito jovem e de que há colectivos mais fortes e com outras responsabilidades”, resume o seleccionador.
Colectivamente, a Selecção Nacional/Liberty Seguros ocupa a 12.ª posição.
Amanhã corre-se a segunda etapa, 182,2 quilómetros de sobe e desce entre Oliveira de Azeméis e a Senhora da Assunção, Santo Tirso. A meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria, mas a viagem contempla mais cinco subidas pontuáveis.
CLASSIFICAÇÕES
1.ª Etapa: Trofa – Oliveira do Bairro, 187,7 km
1.º Sérgio Ribeiro (Barbot-Efapel), 4h35m06s (Média: 40,938 km/h)
2.º Francesco Gavazzi (Lampre-ISD), mt
3.º António Carvalho (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
30.º Bruno Saraiva (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
45.º Domingos Gonçalves (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
53.º Micael Isidoro (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
57.º Joni Brandão (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
58.º Guilherme Lourenço (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
71.º Válter Coutinho (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
82.º Luís Afonso (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
88.º Hélder Leal (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
Geral Individual
1.º Sérgio Ribeiro (Barbot-Efapel), 4h38m10s
2.º Davide Ricci Bitti (Farnese Vini/Neri), mt3.º Hugo Sabido (LA-Antarte-Rota dos Móveis), mt
50.º António Carvalho (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 15s
51.º Guilherme Lourenço (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a16s
63.º Bruno Saraiva (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 17s
67.º Domingos Gonçalves (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 18s
73.º Micael Isidoro (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 19s
84.º Hélder Leal (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 22s
86.º Joni Brandão (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 24s
87.º Válter Coutinho (Selecção Nacional/Liberty Seguros), mt
88.º Luís Afonso (Selecção Nacional/Liberty Seguros), a 25s
(Fonte: FreeBike)
Sem comentários:
Enviar um comentário