IV Passeio Natal 23-12-2012

Google

Volta a Portugal 2011 Etapa 4 continuação


Jose Toribio da equipa Andalucia/Caja Granada conseguiu esta segunda-feira a primeira vitória estrangeira na 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa. Depois de integrar a fuga do dia, o espanhol, único sobrevivente do grupo destacado, venceu os 182,3KM da quarta etapa que terminou em Gouveia. 
Depois do triunfo bastante festejado com o director desportivo, Jose Toribio manifestava-se muito contente por ter alcançado a primeira grande vitória numa prova internacional. Toribio de 25 anos é um jovem natural da província de Castilha La Mancha que está a fazer o segundo ano de profissional. “Vinha de um esforço bastante grande quando fui alcançado a três quilómetros da meta. Estive perto de não aguentar o ritmo, mas no final depois de passar por um momento mais complicado consegui chegar à vitória. Até chegar ao último quilómetro, não me apercebi se podia estar mais forte que o corredor do Tavira (Nélson Vitorino). Não sabia também como vinham todos os outros lá atrás e a que distância estavam. Só nos últimos 500 metros é que vi que não se aproximava ninguém e aí percebi que podia ganhar.”

O triunfo do espanhol nada alterou na classificação geral mantendo Hernâni Brôco a Camisola Amarela Jogos Santa Casa. O corredor da LA Alumínios/Antarte chegou integrado no pelotão cronometrado com o tempo do vencedor mas na luta directa com Sérgio Ribeiro perdeu um segundo devido à bonificação do homem da Barbot/Efapel na última meta volante. A liderança de Broco é agora de apenas 3 segundos de vantagem. O terceiro lugar é ocupado por Ricardo Mestre (Tavira/Prio) a 16 segundos do comando.

Depois da subida à Senhora da Graça, a caravana da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa, continuou a pedalar nesta etapa com saída de Lamego por terrenos íngremes. Na primeira abordagem à Serra da Estrela, o dia foi animado pela fuga de dez corredores. Na dianteira pedalaram destacados quatro homens que integram o “top ten” na geral individual, o quarto classificado, André Cardoso (Tavira / Prio), o quinto, Vergílio Santos (LA / Antarte), o oitavo, Sérgio Sousa (Barbot / Efapel) e Ricardo Vilela (Onda / Boavista) que fecha os dez primeiros da classificação. Os quatro estavam menos de um minuto do líder Hernâni Brôco. Na frente da corrida estiveram representadas as quatro equipas nacionais e a vantagem máxima conseguida foi de trê minutos. Na aproximação à meta em Gouveia, que coincidia com uma contagem de montanha de terceira categoria, quando o pelotão se preparava para anular o grupo da dianteira, Jose Toribio (Andalucia/Caja Granada) destacou-se entre os fugitivos.

O espanhol isolou-se enquanto os restantes elementos eram absorvidos pelo pelotão e a cerca de três quilómetros da chegada foi Nélson Vitorino (Tavira/Prio) a atacar e a chegar também à frente da corrida, onde pedalava Jose Toribio que aproveitou o trabalho do corredor algarvio para resistir na dianteira. No duelo pela vitória, o espanhol foi mais forte e conseguiu a primeira vitória estrangeira deste ano. O pelotão terminou logo atrás com corte de tempo apenas ao 28º classificado.
(Fonte: FreeBike)

Sem comentários:

Enviar um comentário